Ativo Imobilizado

Ativo Imobilizado | Patrimônio

O ativo imobilizado representa os bens e direitos tangíveis que a empresa utiliza em suas operações, essenciais para a saúde financeira e contábil.

O que é

O ativo imobilizado representa os bens e direitos tangíveis que a empresa utiliza em suas operações de produção de bens, na prestação de seus serviços ou para fins administrativos de forma contínua e permanente, que não são destinados à venda e que têm uma vida útil superior a um ano.

Exemplos comuns incluem:

Controle de acesso e salvaguarda dos ativos

Refere-se ao princípio de que a custódia dos bens da organização ou empresa é uma das principais responsabilidades de uma administração. Evidentemente, um sistema contábil bem estruturado, sólido e que conte com pessoal suficiente é um meio eficaz de proteger os bens da organização ou empresa.

A administração tem o dever de estabelecer controle interno eficaz para a boa execução das atividades relacionadas com a organização. O funcionamento apropriado depende da escolha de funcionários aptos e competentes, minimizando riscos e fraudes por meio do rodízio de funções.

Custos incluídos em um item do Ativo Imobilizado

Custos não incluídos

Perda de valor (Impairment)

A perda oriunda de valor irrecuperável, ou impairment, representa a redução do valor contábil de um ativo ou unidade geradora de caixa que excede seu valor recuperável. É obrigatória a revisão periódica (ICPC_10 , CPCs 27, 28, 37 e 43).

Qual valor devo utilizar como Valor Recuperável de Ativos?

Valor recuperável é definido como o maior entre:

Como realizar a Contabilização do teste?

Indicadores Externos

  • Valor do ativo diminuindo mais que o normal.
  • Mudanças tecnológicas.
  • Taxas de juros aumentam.
  • PL maior que o valor de mercado.

Indicadores Internos

  • Obsolescência ou dano físico.
  • Mudanças internas da sociedade.
  • Desempenho pior que o esperado.

Orientações básicas acerca do Reconhecimento de um Ativo | Patrimônio

Depreciação

Avaliadores, Laudos de Avaliação e Aprovação

Consideram-se avaliadores aqueles especialistas que tenham experiência, competência profissional, objetividade e conhecimento técnico dos bens, podendo ser internos ou externos à entidade.

Os avaliadores devem apresentar relatório fundamentado, que precisa ser aprovado por órgão competente da administração, salvo quando houver exigências adicionais no estatuto ou contrato social da entidade.

Revisão do Valor Residual e Vida Útil

Ativo Mantido para Aluguel a Terceiros

Quando a entidade vende itens do ativo imobilizado mantidos para aluguel, estes devem ser transferidos para o estoque pelo valor contábil. A data de alienação será aquela em que o recebedor obtiver o controle do bem (CPC 47).

Custos de substituição devem baixar o valor contábil da parte substituída, mesmo que esta fosse depreciada separadamente. Quando não for possível apurar o valor, pode-se usar o custo de substituição da época da aquisição ou construção.

Taxas de Depreciação no Brasil

Muitas entidades utilizam taxas aceitas pela legislação tributária (RIR/99, Lei 4.506/64). O contribuinte pode aplicar taxa diferente, desde que comprove sua adequação.

Registro de Tributos Diferidos

Quando houver revisão da vida útil de ativos ou atribuição de novo valor de custo, deve-se mensurar e contabilizar imposto de renda e contribuição social diferidos, ativos ou passivos, refletindo os efeitos fiscais (ICPC 10).

Isso ocorre sempre que houver diferença entre a base fiscal e o montante escriturado do ativo (diferença temporária).

Baixas, Perdas ou Desvalorizações

Baixa de bens

Desvalorizações e perdas

As desvalorizações ou perdas de itens do ativo imobilizado, bem como indenizações de terceiros e aquisição ou construção de ativos de substituição, devem ser tratadas como eventos econômicos separados, contabilizados de acordo com os CPCs aplicáveis:

Base Legal

CPC 27 – Ativo Imobilizado
CPC 28 – Propriedade para Investimento
CPC 37 – Adoção Inicial das Normas Internacionais
CPC 43 – Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos
CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro
ICPC 10 – Interpretação sobre a aplicação inicial ao Ativo Imobilizado

Quer conversar sobre algum projeto ou necessidade específica?

Envie um e-mail com um resumo do seu contexto (empresa, segmento, principais desafios) e qual linha de atuação você enxerga mais aderente: finanças, BI, agro, treinamentos, assessoria jurídica ou combinação de várias.

E-mail: contato@idbriefing.com.br
Site: www.idbriefing.com.br

Fale conosco

Respondemos com proposta ou próximo passo em até alguns dias úteis.

Acesse também

LinkedIn Instagram YouTube Termos de Uso Política de Privacidade Intranet E-Learning Painel View